Dia dos Namorados São Valentim 14/02 - Lenço dos Namorados

Lenço dos Namorados

Em muitos países a comemoração do Dia dos Namorados é no mês de fevereiro no dia 14 - dia de São Valentim...sendo assim, resolvi mostrar um pouco da cultura portuguesa.

Os “lenços dos namorados” existem por todo o País, com maior incidência no Minho, Alentejo e Açores, sendo no Minho que surge a mais importante recuperação desta arte, como componente fundamental da cultura popular desta região. Os Lenços de Namorados apresentam-se como a mais genuína forma poética e artística utilizada pelas moças do Minho, em idade de casar. Pensa-se que a origem dos “lenços de namorados”, também conhecidos como “lenços de pedidos”, esteja nos lenços senhoris do século XVII e XVIII, e que foram adaptados pelas mulheres do povo com o fim de conquistar o seu namorado.
Antes de tudo, estes lenços faziam parte integrante do traje feminino e tinham uma função fundamentalmente decorativa.
Eram lenços geralmente de linho ou algodão, bordados segundo o gosto da bordadeira.
Mas não é enquanto parte integrante do traje feminino, mas sim de outra função não menos importante, que lhe vem o nome: a conquista do namorado. A moça quando estava próximo da idade de casar fazia o seu lenço bordado a partir de um pano de linho fino que por ventura possuía ou dum lenço de algodão que adquirira na feira. Caso a rapariga não fosse correspondida o lenço voltaria às suas mãos. Se o namorado trocasse de parceira, fazia chegar à sua antiga pretendida o lenço, fazendo-o acompanhar de todos os objectos que dela possuía, como cartas e fotografias. Rica em símbolos e motivos, os mais utilizados são flores, silvas, cântaros, cruzes, brasões, passarinhos, pombas, estrelas de Salomão, cestas, corações, chaves, peças agrícolas, borboletas, peixes, cães, letras, quadras, datas, coroas, ramos e casais de namorados cobertos ou não com um chapéu-de-chuva. Outras vezes estes lenços eram motivo de simples brincadeiras ou troca de palavras. Nas festas os rapazes tiravam os lenços das raparigas simulando uma ligação amorosa. Quando o rapaz já tinha namorada o facto de simular uma ligação com outra ao roubar-lhe o lenço era muitas vezes motivo de desavença entre a sua namorada e aquela a quem o lenço tinha sido roubado. Desde então, estes lenços têm reflectido inúmeros sentimentos de raparigas casadoiras, exprimidos através destes símbolos de fidelidade ou devoção religiosa, onde os erros ortográficos são já uma característica incontornável.




Texto retirado do blog: folclore on line

Compartilhe:

Mostrando 2 Comentários

Anônimo1/2/12

Oi Gleise! Eu inclui o gadget de acompanhar por email e deu tudo certo.. recebi um email com minha ultima atualização no blog, inclusive com o titulo no email...

COmo vc fez a inclusao?

Eu fiz asism oh:
1) No canto direito de cima do blog entrei em DESIGN
2) Depois entrei na coluna da esquerda em LAYOUT
3) Na coluna cliquei onde ponho minhas informações (perfil, arquivo, etc) cliquei em ADICIONAR GADGET
4) É a primeira opção SEGUIR POR EMAIL
5) Não mexi em nada, apenas salvei e pronto!

Aconselho vc a excluir sua opção a e faze-la de novo.

Se nao der certo eh so gritar! rsrs..

Bjosss

Reply ♥
Amor pela Silhouette7/2/12

Gleise,
Lidissimo esses lenços. quanto a sua pergunta no blog, olha só: a silhouette não imprime como uma impressora. Para fazer o print and cut voce pede para imprimir primeiro na sua impressora e lembre-se de colocar as marcas de registro, depois poe o papel na base e pede para identificar as marcas e depois cortar. A Silhouette funciona como uma especie de impressora apenas quando voce esta usando as canetinhas no lugar da lamina. ok?
qualquer coisa estou por aqui!!
bjos

Reply ♥